APRESENTAÇÃO

 

O “Fórum dos Serviços para uma Especialização Inteligente da Economia Portuguesa”, criado por iniciativa da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), é constituído por associações, empresas e pessoas singulares, na base de uma adesão voluntária das mesmas (os membros fundadores podem ser visualizados neste «site»).

 

Constitui um espaço que tem como objectivo contribuir para o estudo, a reflexão e o debate em torno do sector dos serviços com especial incidência no papel que estes podem ter na economia globalizada do séc. XXI.

 

As acções a desenvolver pelo Fórum contemplam, em especial: a elaboração de propostas de política pública nos domínios com relevância para o sector dos serviços; a realização de estudos sobre o sector na perspectiva da inserção deste num “novo modelo económico” para Portugal; a promoção de debates e encontros sobre temas com interesse para o sector; a organização de iniciativas e acções promocionais visa a divulgação junto dos mercados (com especial ênfase nos externos) de actividades e produtos com elevado potencial.

 

Para um melhor acompanhamento sobre o funcionamento e as áreas de actuação do Fórum, consultar o Regulamento e o documento Objectivos, Destinatários e Áreas de Actuação.

NOTÍCIAS DO FÓRUM
Políticas urbanas, actividades de serviços e atracção de não residentes

 

Através da realização deste estudo, que cobre a realidade dos 278 concelhos de Portugal Continental, pretende-se responder à questão sobre qual o papel dos serviços de base territorial na atractividade de não residentes, e compreender em que medida a especialização dos territórios em determinadas categorias de serviços está relacionado com o respectivo nível de atractividade de não residentes, num contexto da perda de população, justificado pelo saldo natural e migratório negativos nos últimos anos em Portugal Continental e também do reconhecimento da complexidade inerente à explicação e compreensão da atractividade.

 
 
 
Business Services em Portugal
 
A EY (Ernst & Young) desenvolveu para a CCP e o Fórum dos Serviços um trabalho que visa melhorar o conhecimento sobre este sector e, de um modo geral, contribuir para a definição de uma estratégia nacional que permita melhorar a atractividade do país e a captação de IDE. O Estudo foi apresentado no dia 25 de Julho, em Lisboa.
 
 
Serviços de base Territorial direccionados para pessoas Individuais
Da reflexão do G.T. “Serviços de base Territorial direccionados para pessoas Individuais” que funcionou durante o ano de 2016 com a missão de estudar o papel que os serviços de base territorial direccionados para pessoas individuais podem desempenhar na valorização das nossas Cidades e Vilas, e após a realização de vários workshops sob o tema agregador “A cidade amiga”, decorreu a necessidade de aprofundar a análise do tema através da realização de um estudo sobre “Políticas Urbanas, as Actividades de Serviços e a Atracção de Não Residentes”, envolvendo entidades várias incluindo estruturas associativas e Câmaras Municipais, representativas do tecido urbano nacional.
 
 
Especificação técnica, DNP TS 4546 - Sistema de reconhecimento da qualidade do serviço das pequenas e médias empresas do comércio e serviços
No âmbito do projeto ”Sistema de Reconhecimento da Qualidade do Serviço das Pequenas e Médias Empresas do Comércio e Serviços” desenvolvido pela CCP, foi elaborada uma Especificação Técnica, DNP TS 4546, que teve a sua edição a 15 de Março de 2016.
Trata-se de um sistema voluntário e flexível, ajustado às especificidades das PME do Comércio e Serviços, que pretende incentivá-las a melhorar as suas formas de organização e a qualidade do seu desempenho, adequando-as às exigências da procura e à melhoria da satisfação dos seus clientes.
A Especificação Técnica encontra-se à venda no Instituto Português da Qualidade (IPQ).
Neste momento, qualquer PME que tenha interesse em implementar este documento normativo poderá efectuá-lo.
A CCP enquanto promotora do projecto e detentora da marca disponibilizará, gratuitamente, um conjunto de manuais modulares que auxiliem o empresário na aplicação da referida DNP TS 4546.
PRÓXIMAS INICIATIVAS

Seminário de Apresentação do estudo “O Sector dos Serviços e os desafios da Segurança Social”

 

A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) e o Fórum dos Serviços, para uma Especialização Inteligente da Economia Portuguesa, vão organizar no próximo dia 21 de Fevereiro, durante o período da manhã, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, um encontro de apresentação do estudo “O Sector dos Serviços e os desafios da Segurança Social”, e que contará com a participação do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

1/1

Reunião do Fórum dos Serviços

Reunião do Grupo de Reflexão “Economia Digital, Logística e Infraestruturas”, do Fórum dos Serviços.

A agenda da reunião terá por base a apresentação e discussão do documento “Globalização e Digitalização: Desafios para a Logística e os Transportes” elaborado por José Félix Ribeiro e António Manzoni, e que deverá dar lugar a um caderno Temático do Fórum a editar proximamente.

Apresentação Digitalização, Infraestruturas e Digitalização Download